@festivaldecuritiba on Instagram have full name is Festival de Curitiba. Here you can discover all stories, photos, videos posted by festivaldecuritiba on Instagram. Read More...
Só quem viveu sabe: que edição mais linda! 🥹
Esgotamos 44 das 48 sessões da Mostra Lúcia Camargo! No total foram mais de 300 atrações atingindo cerca de 200 mil espectadores 😱
Sem falar nos milhares de empregos gerados, nas milhares de notícias que o Fest apareceu! E isso só pode acontecer graças à você:
Que fez isso acontecer junto com a gente.
Seja como espectador, como artista, técnico, produtor. Foi muita gente envolvida pra impactar a cidade como fizemos nas últimas duas semanas!
➡️ Essa edição foi histórica em muitos sentidos: não só pelas plateias lotadas, mas também porque tivemos um eixo amazônico forte, contemplando atrações de todas as regiões do país. Também tivemos a primeira Mostra Surda de Teatro do país! @mstmostrasurdadeteatro
Agora é lidar com a saudade e manter o amor pela arte pulsando em nosso peito durante o ano todo! Até 2025 😍
840 69 8 months ago
😊 NÃO TEM COMO SER TRISTE!😊
Foram tantos espetáculos lindos que é impossível ficar triste, né?
A gente mal pode esperar pela edição do ano que vem. E vocês?
350 13 6 days ago
Um dos maiores escritores do Brasil.
É difícil lamentar quando quem se vai é de tamanha importância para a cultura nacional e, acima de tudo, paranaense.
Um Dalton recluso, mas com uma obra extremamente presente nos livros e também nos palcos. Este, que era um habitat inigualável para obras como Mistérios de Curitiba (1991), O vampiro e a polaquinha (1992), O Ventre do Minotauro (1998), O Vampiro Contra Curitiba (2006) e tantas outras, afinal, tudo dava certo com as suas palavras.
Aos 99 anos de vida, o escritor nos presenteou com o que mais gostamos: uma literatura “inconfundível, intransferível, incontornável e irresistível”, como definiu o escritor Luís Henrique Pellanda. É para poucos.
Em 2025 o Festival de Curitiba faz uma homenagem a Dalton com o espetáculo “Daqui Ninguém Sai”, do Teatro de Comédia do Paraná e que é baseada em obras do curitibano e cartas que trocou com outros artistas. A homenagem já estava marcada, mas agora toma um sentido especial de celebrar a obra do grande mestre das palavras.
Lamentar é pouco. Você é eterno, Dalton.
328 7 9 days ago
➡️ TRÊZ LUZES: ANCESTRALIDADE, RAÍZES E SONHOS
Um belo apanhado de histórias envoltas em luzes e escuridão. Cássia Damasceno domou o palco do teatro José Maria Santos falando de sonhos e raízes em uma autoficção que no espetáculo, é simbolizado pela narrativa de uma mulher que fica presa dentro de um elevador durante um blecaute.
São ao todo 7 personagens vividos por ela que abordam questões em núcleos familiares, ou seja, sonhos e medos vividos pelos filhos, pais e demais membros em pequenos ensaios sobre presente e passado.
Um solo lindo, sucesso de público e crítica do Festival deste ano.
105 2 13 days ago
🚨 ATENÇÃO! 🚨
Últimos dias para se cadastrar para os espetáculos de rua e mostra no Fringe do ano que vem!
Corre que você só tem até o dia 4 de dezembro!
Vai no link da bio agora! Não deixe para depois!
210 15 22 days ago
✊🏾 DIA DA CONSCÊNCIA NEGRA
Nenhum dia em homenagem ao povo negro será capaz de sanar todo o sofrimento ou apagar as mazelas cometidas contra eles desde, até mesmo, antes do Brasil colônia.
Entretanto, que seja um dia para que conscientemente analisemos como reparar e dar espaço ao povo preto, inclusive nos palcos e nos bastidores da produção cultural.
Por um mundo deles e para eles! ✊🏾
137 2 a month ago
➡️ ANA LÍVIA: ESTRANHAMENTO E SUPERAÇÃO DA MORTE
Qual a melhor forma de abordar temas como ansiedade, angústia, companheirismo, solidão, morte e tantas outras questões sensíveis?
O dramaturgo curitibano Caetano Galindo optou pela tragicomédia ao mesmo tempo que provocou estranhamento para falar sobre tudo isso em "Ana Livia", brilhantemente interpretado por Bete Coelho e Georgette Fadel.
Dirigido por por Daniela Thomas, o espetáculo controlava as duas personagens, e à medida que os conflitos eram desvendados, ambas percebiam que estão presas em narrativas cíclicas permeadas de metáforas e paralelos com o teatro.
Emocionante, a peça arrebatou as duas sessões lotadas do Teatro da Reitoria.
99 7 a month ago
➡5 de novembro: Dia Nacional da Cultura
Um conjunto de conhecimentos, ideias, costumes e práticas onde se usam símbolos, exploram valores e tradições. A cultura tem uma definição complexa, mas que entendemos perfeitamente porque fazemos parte dela. Construímos passo a passo o que pode ser essencial para quem consome.
E sabemos que quem consome semeia para a sociedade. E uma sociedade culta se torna mais plural, sabia e acolhedora, afinal, um país que defende e manifesta o desejo pela cultura abraça os seus, investe e também exporta para o mundo.
De norte a sul em um Brasil tão diverso, aprendemos que os Bois de Parintins e que o Cordel são essência; que o samba tem uma vertente carioca e uma paulista e que o sul mistura terra indígena com ascendência europeia. E tudo isso é cultura.
Para nós, do teatro, é um prazer levar aos palcos toda essa vivacidade do Brasil dos quatro cantos (e também de outros países) e ver cada cena se transformar em sorriso, lágrima e aplauso, porque é isso que a cultura faz: transcende sentimentos.
E que assim seja sempre! Viva a cultura!
96 5 a month ago
➡️ APENAS O FIM DO MUNDO: UM MERGULHO NAS RELAÇÕES FAMILIARES
Relações familiares colocadas em pauta de uma forma íntima. E a proximidade com a plateia, que circulava com o espetáculo pelo Palácio Garibaldi junto com o espetáculo, deixaram "Apenas o Fim do Mundo", do grupo pernambucano Magiluth ainda mais sensível.
Baseado na obra de Jean-luc Lagarce e com tradução e texto de Giovanna Soar, a montagem gerou sensações intrínsecas de dramas que muitas vezes passamos nas relações familiares. Uma emoção na qual era possível sentir na atmosfera de quem apresentava e de quem assistia.
Com 6 sessões esgotadas, a montagem foi uma das mais concorridas do Festival deste ano. Não pra menos, também uma das mais comentadas.
195 8 2 months ago
❤O FEST 2025 VEM AÍ!❤
A festa das artes cênicas já tem data para acontecer: de 24 de março a 6 de abril e a ansiedade já tá a mil!!! 🤩
Mas por aqui a gente quer saber: quem vocês querem ver no Festival do ano que vem?
Queremos dicas! 😆
2.4K 4.4K 2 months ago
🚨VEM AÍ!🚨
O Festival de Curitiba já tem data para acontecer!
De 24 de março a 6 de abril os teatros, ruas, praças e diversos outros espaços serão tomados pela arte com espetáculos incríveis!
A festa das artes cênicas, o encontro, a emoção e o riso farão parte de uma atmosfera única que vai tomar a cidade.
Quem nós vemos lá?
1.2K 68 2 months ago
EXCLUSIVO!
Inspirada nos contos e nas cartas trocadas por Dalton Trevisan com outros escritores, “Daqui Ninguém Sai”, peça dirigida por Nena Inoue, é a primeira atração confirmada na Mostra Lucia Camargo do Festival de Curitiba em 2025.
Leia mais no Fringe. Link na bio!